top of page

QUANDO PROCURAR UMA PSICOPEDAGOGA PARA SEU FILHO?

Geralmente, o professor é o primeiro a perceber os sintomas dos distúrbios de aprendizagem na criança conforme dá-se início ao trabalho de alfabetização. Também podemos detectar dificuldades através de atividades motoras  como jogos e brincadeiras, antes mesmo do processo de alfabetização. Logo, procurar um psicopedagogo pode afastar desde cedo, problemas importantes de aprendizagem da vida de muitas crianças.Os pais nem sempre conseguem detectar esses sintomas com facilidade.

 

A IMPORTÂNCIA DA LEITURA​

Pesquisas do mundo todo mostram que a criança que lê e tem contato com a literatura desde cedo, principalmente se for com o acompanhamento dos pais, é beneficiada em diversos sentidos: ela aprende melhor, pronuncia melhor as palavras e se comunica melhor de forma geral. "Por meio da leitura, a criança desenvolve a criatividade, a imaginação e adquire cultura, conhecimentos e valores".



A leitura frequente ajuda a criar familiaridade com o mundo da escrita. A proximidade com o mundo da escrita, por sua vez, facilita a alfabetização e ajuda em todas as disciplinas, já que o principal suporte para o aprendizado na escola é o livro didático. Ler também é importante porque ajuda a fixar a grafia correta das palavras.



site: ducarparacrescer.abril.com.br

DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM​

As dificuldades podem advir de fatores orgânicos ou mesmo emocionais e é importante que sejam descobertas a fim de auxiliar o desenvolvimento do processo educativo, percebendo se estão associadas à preguiça, cansaço, sono, tristeza, agitação, desordem, dentre outros, considerados fatores que também desmotivam o aprendizado.

 

Porém, é necessário estarmos atentos a outros sérios problemas: disgrafia, discalculia, dislalia, disortografia e o TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade).

 

TROCANDO AS LETRAS​

O cérebro de uma pessoa disléxica é idêntico ao de outra sem o distúrbio. A diferença pode estar relacionada às falhas nas conexões cerebrais.

Com essa área 'desorganizada', a criança começa a demonstrar dificuldades já na pré-escola. Alguns pesquisadores acreditam que, quanto mais cedo for tratada a dislexia, maior a chance de corrigir essas falhas.

DIAGNÓSTICO PRECISO

Especialistas alertam que um diagnóstico preciso depende de uma boa avaliação multidisciplinar - realizada por uma equipe formada por psicólogo, fonoaudiólogo, psicopedagogo, neurologista, oftalmologista e otorrinolaringologista. E de exclusão - isto é, eliminação das causas ligadas a problemas neurológicos e psicológicos como déficit intelectual, deficiências auditivas e visuais ou lesões cerebrais. "A escola, além dos pais, exerce um papel importante no reconhecimento do problema, pois é na fase de alfabetização que mais se manifestam os sinais do distúrbio".

bottom of page